Como fazer fichamento de texto
O fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura.
O fichamento é procedimento importante na organização de dados integrantes da efetivação da pesquisa de documentos. Ele serve para arquivar e organizar as principais informações provenientes de leituras, devendo permitir um fácil acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho
A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:
1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;
2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;
3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra).
Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por quê irei precisar disso no futuro? Talvez sua própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar. Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais.
Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento:
1
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Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc);
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1.1
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Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado);
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1.2.
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Nome da Editora (em caso de ter sido publicado);
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1.2.1.
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Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas);
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1.2.2.
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Número de páginas (do livro e/ou da parte lida).
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1.3.
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Título da Obra;
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1.3.1.
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Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica)
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1.3.2
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Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
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1.4.
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Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc);
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1.5.
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Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador;
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1.5.1.
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Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma);
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2.
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Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.);
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2.1.
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Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
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2.2.
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Ideia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
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2.2.1.
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Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
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3.
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Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde copiou);
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3.1.
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Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
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3.2.
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Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
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4.
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Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença);
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5.
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Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).
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5.1.
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Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).
Exemplo: Fichamento
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Não esquecer :
Fichamento: É uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:
§ Identificar as obras;
§ Conhecer seu conteúdo;
§ Fazer citações;
§ Analisar o material;
§ Elaborar a crítica;
§ Auxiliar e embasar a produção de textos;
Classificação de Fichamento:
1. FICHAMENTO TEXTUAL - é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqüência do pensamento do autor e destacando: idéias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às idéias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.
2. FICHAMENTO TEMÁTICO - reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, idéias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idéias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das idéias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente idéias pessoais não exigem qualquer indicação.
3. FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO - consiste em resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.
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