Fichamento

Como fazer fichamento de texto

O fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura. 
O fichamento é procedimento importante na organização de dados integrantes da efetivação da pesquisa de documentos. Ele serve para arquivar e organizar as principais informações provenientes de leituras, devendo permitir um fácil acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho
A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:

1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;
2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;
3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra).

Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por quê irei precisar disso no futuro? Talvez sua própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar. Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais.

Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento:

1
Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc);
1.1
Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado);
1.2.
Nome da Editora (em caso de ter sido publicado);
1.2.1.
Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas);
1.2.2.
Número de páginas (do livro e/ou da parte lida).
1.3.
Título da Obra;
1.3.1.
Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica)
1.3.2
Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
1.4.
Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc);
1.5.
Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador;
1.5.1.
Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma);
2.
Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.);
2.1.
Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
2.2.
Ideia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
2.2.1.
Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
3.
Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde copiou);
3.1.
Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
3.2.
Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
4.
Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença);
5.
Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).
5.1.
Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).

Exemplo: Fichamento

FICHAMENTO DO LIVRO : Breve História do Feminismo

ALUNA: XXXXX
RA : XXXXXX
CURSO: Pedagogia
Turma :XXX


Ficha Bibliográfica: BAGNO, Marcos
A Língua de Eulália: Uma Novela Sociolinguística. 15 ª Edição, Contexto, São Paulo: 2006.

A história do livro começa com três jovens, amigas e estudantes Vera, Silvia e Emília que estão de férias e vão viajar, onde pretendem descansar da vida agitada e vão para casa da tia de Vera em Atibaia.
Chegando ao destino na casa de Irene, as meninas conhecem Eulália e estranham muito sua forma de falar, onde o livro aponta alguns problemas de ensino da língua portuguesa e principalmente sobre o preconceito linguístico que impera na nossa sociedade contra as pessoas que falam uma língua diferente da ensinada nas escolas.
A história do livro acaba sendo uma novela, porque conta uma história, onde acaba sendo sociolinguística porque trata de questões que têm a ver com a relação entre a língua que a gente fala e a organização da sociedade em que a gente vive.
Isso desperta a curiosidade das três estudantes em relação à língua portuguesa e suas variedades. Irene, então, propõe a elas que sirvam de “cobaias” às suas teses, desenvolvidas no livro que está escrevendo e propõe que tivessem “aulas” durante o período em que permanecessem hospedadas por ali e discutissem o assunto. Começa, então, uma série de intervenções de Irene, linguista por paixão, sobre as variedades do português.
Mostra, também, que existem diferenças geográficas, pois a língua portuguesa abrange uma boa quantidade de falantes espalhados pelo mundo.
Irene, então, mostra a elas que existe uma chamada “norma-padrão”, que é um conjunto de regras que regem a língua. Quem a utiliza ganha prestígio social e todas as formas diferentes delas são consideradas “erradas”, os falantes que não a utilizam sofrem preconceitos e gozações. Em seguida, ela mostra que o português chegou ao Brasil durante o período de nossa colonização, que começou pelo Nordeste, chegando, mais tarde ao Sudeste e sofrendo toda sorte de mudanças. As pessoas dessa região costumam ridicularizar o falar caipira, nordestino, entre outros.

















Não esquecer :

Fichamento: É uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:
§  Identificar as obras;
§  Conhecer seu conteúdo;
§  Fazer citações;
§  Analisar o material;
§  Elaborar a crítica;
§  Auxiliar e embasar a produção de textos;

Classificação de Fichamento:

1.     FICHAMENTO TEXTUAL - é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqüência do pensamento do autor e destacando: idéias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às idéias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.

2.     FICHAMENTO TEMÁTICO - reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, idéias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idéias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das idéias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente idéias pessoais não exigem qualquer indicação.

3.     FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO - consiste em resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.

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