Monografia

Cada instituição de ensino tem suas próprias regras e normas que devem ser respeitadas.


Como montar uma Monografia ?


Ter formação superior é uma necessidade para conseguir conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho. Uma das etapas mais importantes desse processo de formação superior é a elaboração da Monografia ou em alguns casos do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).
Para quem se sente um pouco perdido com esses termos técnicos é interessante compreender o que difere um do outro. Vamos a uma rápida explicação sobre o que é monografia acadêmica. A Monografia é uma atividade que foi regulamentada pela Resolução n° 11/84 do Conselho Federal de Educação que visa desenvolver o espírito de pesquisa nos estudantes e também aprofundá-los em alguma temática do seu curso superior.
Respondendo a questão de “o que é Monografia” podemos resumir dizendo que se trata de um trabalho acadêmico individual e que possui um tema único. É possível que o estudante faça algum tipo de correlação com outros temas e aborde outros assuntos no trabalho, mas o foco deve estar sempre bem definido.
Outro ponto importante sobre Monografia é que ela deve estar intimamente ligada com alguma temática do curso superior que o estudante cursou. Também é possível fazer o trabalho com uma problemática já abordada por outro estudante, porém com um enfoque diferente para trazer mais conteúdo para o tema.
Uma Monografia deve seguir as regras da ABNT para que esteja dentro do padrão acadêmico e assim possa ser lido e compreendido pelos demais. É necessário que existe uma seleção de material de pesquisa para usar de apoio e que forneçam citações para comprovar o que o estudante está afirmando ou mesmo utilizadas para explicar porque o estudante não crê nelas.
Porém, não existe espaço para achismos numa monografia e o estudante deve fazer afirmações que possam ser afirmadas por sua pesquisa acadêmica. O trabalho de orientação do aluno de Monografia fica a cargo de um professor orientador determinado pela escolha da temática.
No fim do trabalho é necessário que se possa extrair dele um artigo para ser publicado em revistas ou livros da área, ter uma pesquisa que possa ser apresentada em congressos e também um trabalho que possa concorrer nos concursos destinados a esse tipo de pesquisa.
Em relação à segunda pergunta “O que é um TCC?” a resposta pode ser um pouco mais variada. Trata-se de um trabalho realizado no final do curso em que o aluno deve escolher uma temática estudada no currículo acadêmico para realizar um trabalho de pesquisa que pode desencadear numa projeto prático. Também pode ser na forma de paper, artigo cientifico, relatório de estágio dentre outras.
Algumas Instituições de ensino possuem as duas formas de avaliação a Monografia e o TCC, sendo que a primeira tem um enfoque teórico e o segundo prático com elaboração de um produto ou outra forma de apreciação prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


HTML Comment Box is loading comments...