Saiba o que é Plágio....

 Artes Design Informática

Assessoria Acadêmica



Plágio é o ato de se apropriar indevidamente de uma obra, seja por meio de cópia, imitação, assinatura ou por apresentá-la como se fosse de sua autoria. Assim, tal ato se caracteriza pela não identificação do nome do autor nem da origem da obra, ou seja, ocorre plágio nas obras acadêmicas quando alguém apresenta ou assina como seu, em todo ou em parte, texto, representação gráfica, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de outra pessoa, sem o devido crédito, mesmo que involuntariamente. Em muitos casos, cria-se uma situação em que a obra parece ser de uma terceira pessoa e isso é feito com o intuito de se obter uma vantagem qualquer, o que constitui uma violação dos direitos autorais.

Tipos de Plágio:

  • Plágio Direto: Cópia literal do texto original (CTRL+C/CTRL+V), sem referência ao autor e sem indicar que é uma citação.

  • Plágio Indireto: Reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

  • Plágio de Fontes: Utilização das fontes de um autor consultado (fontes secundárias) como se tivessem sido consultadas em primeira mão.

  • Plágio Consentido: Apresentação ou assinatura de trabalho alheio como de autoria própria, com anuência do verdadeiro autor.

  • Autoplágio: Reapresentação, como se fosse original, de trabalho de própria autoria (em todo ou em parte)


Plágio é CRIME! A violação dos direitos aurorais esta prevista no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado (Com ou sem fins lucrativos). O plagiário estará sujeito a sanções cíveis, como retratação pública e indenização pecuniária por dano moral e/ou patrimonial, e também a sanções administrativas, que podem chegar à reprovação/desligamento da instituição, no caso de estudantes, e demissão, no caso de professores/pesquisadores.

Para não cometer o crime de Plágio utilize as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520:2002 e NBR 6023:2002 para dar o tratamento adequado às citações no seu trabalho acadêmico. Toda pesquisa contém citações e o ato de citar corretamente não configura plágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


HTML Comment Box is loading comments...