Relatório de Estágio



Como fazer um relatório de estágio


O relatório de estágio é um documento personalizado que relata uma experiência na empresa. Ele é considerado pelos avaliadores como uma etapa decisiva de sua formação. Seu relatório deverá, assim, salientar aquilo que você aprendeu (conhecimentos e domínio). Veja algumas dicas para organizar as suas ideias. 


Manter um diário de bordo durante o estágio

Manter um Diário de Bordo durante o estágio permite listar os trabalhos realizados na empresa. Depois, você poderá transferir as notas para o seu relatório e ganhar tempo com a redação. Suas informações também serão mais precisas. 

Qual o tamanho ideal de um relatório de estágio

Em media, um relatório de estágio deveria ter umas trinta páginas. Para um estágio curto (de 15 a 30 dias), umas quinze páginas bastam. O número de páginas pode variar de acordo com os organismos de formação: pode ir de 30 à 80 páginas. Esta informação é dada antes do início de estágio mas, se não for o caso, pergunte!

Plano tipo da redação de um relatório de estágio

Na verdade, não existe plano tipo, mas você pode seguir uma organização padrão para o seu relatório. Seu relatório deve conter os seguintes elementos: 
Página de face: seus nomes e sobrenomes, cargo e/ou função (e tipo de contrato), datas da empresa com eventual logotipo, endereço do seu local de formação e nome do seu diretor de estágio e/ou membro do júri. 
Plano detalhado: o plano pode ter duas ou três partes com uma introdução e uma conclusão. Cada parte contém diversos parágrafos numerados (1 > 1.1 > 1.2, etc). 

Exemplo 
1) Introdução: contexto do estágio. 
2) Sumário: esta é a Vitrine do seu relatório. Ele reflete o conteúdo e permite julgar o seu trabalho. Enumere as partes, seções e parágrafos para obter uma boa legibilidade. 
3) Descrição da empresa: setor de atividade, tipo de serviços propostos, relação com a concorrência, organização interna, etc. Por exemplo, se você tiver feito um estágio no serviço de Recursos Humanos da empresa, você deverá detalhar a parte consagrada à organização interna. 
4) Descrição de suas atividades: tarefas realizadas, ferramentas disponíveis, o que o seu trabalho trouxe de produtivo para a empresa. Conhecimentos assimilados. 
5) Conclusão: situe este trabalho no quadro de sua formação geral. Você fará a síntese das novas competências adquiridas. É importante falar dos benefícios deste estágio para a sua formação. 
6) Elementos facultativos: os anexos (gráficos, quadros mencionados no seu relatório), glossário (termos técnicos utilizados, às vezes situado no início do relatório de acordo com as exigências de seu estabelecimento ou centro de formação) e bibliografia (livros, artigos mencionados no relatório). 

Estilo e layout de um relatório de estágio

Estilo: frases curtas e simples. Trazer os elementos críticos para sua experiência e construir argumentos. Em alguns casos, a seção Previsões é exigida no final do relatório. 
Layout: utilizar somente uma fonte de caracteres (Times New Roman tamanho 12, Arial 11). Os títulos das partes devem ser em negrito e com caracteres grandes (ex: Arial 16). Os títulos dos parágrafos/sub-partes devem ser em negrito com caracteres intermediários (ex: Arial 13). 
Asterisco: um espaço de asterisco com 1,5 cm basta. As exigências de um estabelecimento ou centro de formação podem diferenciar umas das outras. Informe-se! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


HTML Comment Box is loading comments...