Projeto?



DICAS DE COMO ELABORAR SEU PROJETO DE PESQUISA



Uma das grandes dificuldades que os estudantes de graduação e de pós-graduação encontram em sua formação é a elaboração do projeto de pesquisa, visto que é o primeiro passo para se obter êxito no bom desenvolvimento da pesquisa. Mas um ponto chave é a organização do tempo e o uso deste a seu favor.
A pesquisa é a forma mais segura e aperfeiçoada de busca do conhecimento e solução de problemas. Contudo sua realização depende da elaboração de um projeto, que é o documento necessário para mapear, de forma sistemática, um caminho a seguir durante a investigação, evitando que o pesquisador despenda tempo e recursos desnecessários ao fim que se estabeleceu. Não existe regra formalizada com relação aos elementos que compõem um projeto de pesquisa.
Não existe uma forma de bolo para a elaboração do projeto de pesquisa, mas algumas dicas podem sim ajudá-lo a passar por essa experiência de forma tranquila, confortável, e por que não prazerosa?
A pesquisa científica é a reunião de informações necessárias para encontrar respostas para uma pergunta e assim chegar a solução de um problema, permitindo a reflexão e a transformação da prática. Para se iniciar uma pesquisa científica o primeiro passo é a elaboração do projeto de pesquisa, que é a mola propulsora para o bom desenvolvimento da mesma.
O projeto nada mais é que um Instrumento de planejamento das ações, que tem como a função principal permitir o controle sobre as atividades e garantir que se chegue aos objetivos esperados. Segundo Minayo (1994) o projeto deve responder as seguintes perguntas: 
O que pesquisar? Objeto ? Problema; Por que pesquisar? Justificativa; Para que pesquisar? Objetivo; Como pesquisar? Metodologia; Quando pesquisar? Cronograma.
1. O TEMA
Para se iniciar o projeto é necessário, antes de mais nada,  a escolha da temática, que  deve ser feita baseada em itens fundamentais, como  em que área o assunto se encontra, a especificidade do tema, se o tema é instigante, interessante e NUNCA ESCOLHA TEMAS AMPLOS E GERAIS para não perder o seu foco.
2. O PROBLEMA E O OBJETO DE ESTUDO
O segundo passo é traçar o problema do seu estudo. Para se detectar um problema é necessário rever a realidade que o cerca, experimentar um novo olhar, o olhar do todo, afastando-se do contexto e tornando-se observador.  As situações que estão envolvidas na origem do problema devem ser destacadas e contextualizadas. Um esquema do que se deseja estudar é fundamental para o desenvolvimento do projeto. É importante que o autor crie um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. O problema de estudo gerará o objeto de estudo. 
3. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
A justificativa num projeto de pesquisa é o convencimento de que o trabalho depesquisa é fundamental de ser efetivado, ou seja, que o tema escolhido pelo pesquisador são de suma importância para a sociedade, para  profissão e isto deve ser comprovado. 
4. OBJETIVOS
Após a justificativa do estudo, os objetivos são traçados para que a pesquisa possa ser operacionalizada. Uma dica para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: descrever, identificar, levantar, demonstrar, analisar, dentre outros. 
5. O CAMINHO METODOLÓGICO
A metodologia é o caminho a se seguir, ou seja, é o conjunto de procedimentos que norteiam: como fazer o projeto, que trajetória seguir, onde gastará menos tempo.Muito importante para o direcionamento da pesquisa. 
6. REVISÃO DE LITERATURA
O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema. 
Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.
 
7. CRONOGRAMA
O projeto conta também com o cronograma que é de suma importância que seja seguido e que te ajudará a controlar o seu tempo. Segue abaixo um exemplo: 
ATIVIDADES / PERÍODOS
Jan.
Fev.
Mar.
Mai.
Jun.
Jul.
Ago.
Set.
Out.
Nov
1
Levantamento de literatura
X
2
Montagem do Projeto
X
3
Coleta de dados
X
X
X
4
Tratamento dos dados
X
X
X
X
5
Elaboração do Relatório Final
X
X
X
6
Revisão do texto
X
7
Entrega do trabalho
X
 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
E finalmente teremos as referências, que são documentos consultados para a elaboração do projeto, que são citados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para elaboração das Referências.
                Agora que já temos as dicas e os passos de como elaborar um projeto de pesquisa para alcançar o êxito do nosso estudo, vamos iniciar com disciplina, determinação e orientação? 
 Bom estudo!

Fonte : Camila Pureza Mestre em Enfermagem Professora da disciplina de Metodologia Científica da Pós- graduação da UGF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


HTML Comment Box is loading comments...